ARTIGO ORIGINAL
A avaliação da função do átrio esquerdo com o uso de análise de deformidade do miocárdio rastreio speckle

Introdução. O tamanho e a função do átrio esquerdo (AE) são preditores de pior prognóstico. Novas técnicas de ecocardiografia permitem avaliação da função global e regional do AE.
Objetivo. Comparar o papel do AE usando deformação do miocárdio atrial (DMA) em pacientes com AE dilatados e indivíduos controle.
Métodos. Estudo prospectivo em 50 pacientes com mais de 18 anos, estudados entre Julho e Dezembro de 2013. Os dados epidemiológicos foram registrados e as medidas ecocardiográficas foram tomadas em modo M com Doppler e specke tracking.
Resultados. Foram estudados 50 pacientes divididos em dois grupos: AE dilatado (A) y AE normal (B). Houve uma correlação linear significativa entre a área e o volume do AE no grupo A e diferenças significativas na deformação longitudinal global entre os dois grupos. O strain de AE foi maior no grupo B. Houve uma correlação linear inversa significativa no grupo A entre a velocidade, strain e strain rate globais com o volume do AE.
Conclusões. O aumento no volume do AE foi associado com uma diminuição da função de reservatório do AE. A DMA permite uma avaliação regional e global não-invasivo e confiável da função atrial esquerda.

Palavras chave: Função do átrio esquerdo - Strain - Strain rate do átrio esquerdo - Deformação do miocárdio atrial