Resumo
Função sistólica do ventrículo direito em pacientes com hipertensão pulmonar

Introdução. A quantificação da função sistólica do ventrículo direito (VD) pelo ecocardiograma convencional apresenta sérias limitações. Nos últimos anos, as novas técnicas ecocardiográficas tais como tensão e taxa de deformação nos permite avaliara função das várias câmaras cardíacas.
Objetivo. Comparar função sistólica do VD em pacientes com hipertensão pulmonar (HTP) e em indivíduos saudáveis, com o uso de análise de deformação do miocárdio.
Material e métodos. Foram incluídos pacientes com HTP. As variáveis analisadas foram: diâmetro diastólico do VD, pressão sistólica da artéria pulmonar, fração de ejeção do VD (Simpson), deslocamento do plano de tricúspide (TAPSE), integral tempo-velocidade (VTI) do trato de saída do VD, entre outros. Foram analisados com velocity vector imaging 6 segmentos do VD: 3 da parede livre do VD e 3 do septo interventricular. Foram investigadas: velocidade sistólica pico, strain longitudinal sistólico pico, strain rate sistólico e strain longitudinal global do VD. O método estatístico utilizado foi o teste t de Student para dados agrupados ou de correlação linear (significância estatística p<0,05).
Resultados. Foram incluídos 42 pacientes, 21 (50%) com diagnóstico de HTP (Grupo A) e 21 indivíduos saudáveis (Grupo B). A idade media do grupo A foi de 68 anos, o grupo B de 58 anos. Dezessete pacientes do grupo A eram mulheres (81%). O tamanho do VD para os pacientes no grupo A foi significativamente maior (3,9 cm vs 3,08 cm). A fração de ejeção do VD no grupo A foi significativamente menor em comparação com indivíduos saudáveis (45% vs 57%, respectivamente). O TAPSE foi significativamente menor em pacientes com HTP em comparação com indivíduos saudáveis (17,28 mm vs 20,84 mm; p<0,05). A velocidade e mediados segmentos de pacientes VD do grupo A foi significativamente mais baixa (2,37 cm/seg vs 3,39 cm/seg; p<0,001). O mesmo foi observado na strain global (-8,71% vs -15,61%; p<0,001).
Conclusão. Função sistólica do VD em pacientes com HTP foi significativamente diminuída em comparação com o grupo B. A medição da função sistólica regional e global do VD, a través da deformação longitudinal e taxa de deformação, foi viável e correlacionou bem como outros parâmetros de função sistólica do VD.

Palavras-chave: Hipertensão pulmonar; Strain; Strain rate; Ventrículo direito; Ecocardiografia