SUMÁRIO

EDITORIAL
Sergio V. Perrone
Insuf Card 2009;4(3):100.
Texto completo - PDF

IV WEEKEND DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA E HIPERTENSÃO PULMONAR
Hipertensão pulmonar nas doenças do tecido conjuntivo. Novas perspectivas sobre um problema não facilmente resolvido
Enrique Barimboim
A hipertensão arterial pulmonar (HAP) pode ser detectada na prática clínica como um fenômeno isolado ou associado a outras doenças, e entre elas destaca a doenças do tecido conjuntivo (DTC). A HAP é uma das potenciais causas de dispnéia em pacientes com CTD e tem um impacto direto sobre a morbidade e a mortalidade causada por eles. O autor discute alguns conceitos no diagnóstico e tratamento. Sem dúvida, os avanços terapêuticos dos próximos anos será conseguir uma mudança na nossa maneira de colocar este problema de saúde e suas complicações graves.
Palavras-chave: Hipertensão pulmonar - Doença do tecido conjuntivo - Doença intersticial
Insuf Card 2009;4(3):101-106.
Texto completo - PDF

Insuficiência cardíaca e diabetes. Uma combinação de alto risco
Cristian E. Botta
Quando confrontados com diabetes mellitus (DM) e insuficiência cardíaca (IC),encontramos duas doenças que apresentam alguns problemas comuns. Um deles é a alta prevalência da população geral e, por sua vez, aumenta com a idade e com maior expectativa de vida dos pacientes, também associada a um aumento no custo dagestão de ambas as condições . O autor analisa a relação entre diabetes e risco cardiovascular de desenvolver doença coronária, concluindo que é um dos fatores de risco mais importante, por sua vez geram IC, com a DM fator de risco independente de insuficiência cardíaca.
Palavras-chave: Diabetes - Insuficiência cardíaca - Disfunção ventricular esquerda -Índice de massa corporal - Resistência à Insulina
Insuf Card 2009;4(3):107-113.
Texto completo - PDF

ARTIGO DE REVISÃO
Gestão contemporânea da regurgitação mitral
Valentina M. Bichara, Héctor I. Michelena, Yan Topilsky, Rakesh Suri, Maurice Enriquez-Sarano
A alta prevalência de regurgitação mitral (RM) na população e sua progressão com afunção ventricular esquerda comprometida mostrar o prognóstico grave, devido a esta doença nos pacientes que não recebem tratamento adequado. Para os autores, adetecção precoce da disfunção ventricular, que pode preceder o início dos sintomasprincipais para o tratamento cirúrgico é considerado cedo (para mensagens instantâneas orgânicos), utilizando o ecocardiograma como a ferramenta mais útil para esta finalidade. É necessário avaliar cada paciente individualmente para determinar o tratamento adequado. Segundo eles, na ausência de sintomas em pacientes com RM grave, sem disfunção cardíaca, a presença de fatores de risco devem incentivar a cirurgia precoce para reparo, se o risco cirúrgico é baixo ea possibilidade de reparoé> 90-95%. O treinamento adequado dos cirurgiões em reparo da válvula mitral éessencial se quisermos restabelecer a pacientes com grave orgânica MRsobrevivência normal prazo. Novos procedimentos percutâneos estão sendo estudadas e promissoras aplicações potenciais para certos pacientes selecionados.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca - Insuficiência mitral - Risco - Cirurgia Torácica - Previsão
Insuf Card 2009;4(3):114-122.
Texto completo - PDF

ARTIGO ORIGINAL
Utilidade da estimativa do índice cardíaco e da resistência vascular sistêmica por eco-Doppler para o diagnóstico de insuficiência cardíaca
Lucía Florio, Gustavo Vignolo, Raúl Centurión, Jorge Pouso

Acordo com os resultados obtidos pelos autores e outros, a estimativa do índice cardíaco (Ic) e da resistência vascular sistêmica (RVS) por eco-Doppler cardíaco (ED) é factível e reproduzível. Os autores propõem determinar o valor do padrão hemodinâmico estimado por ED na avaliação diagnóstica de pacientes com possível insuficiência cardíaca congestiva (ICC). Definiram-se 3 grupos: “disfunção sistólica” (DS) pacientes com FEVE ≤ 40%, “ICC sem DS significativa” pacientes com FEVE > 40% e “rechaçados da unidade” (R) pacientes sem DS nem ICC. Os autores concluíram que em pacientes com suspeita de ICC, o Ic baixo encontrado confirma o diagnóstico de ICC ou o alto risco de padecê-la (DS assintomática), com alto VPP e especificidade.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca - Ecocardiografia - Índice cardíaco - Resistência vascular sistêmica
Insuf Card 2009:4(3):123-129.
Texto completo - PDF

ARTIGO DE ATUALIZAÇÃO
A morte súbita em atletas. Importância do reconhecimento das cardiomiopatias
América Pérez, Jorge González Zuelgaray
A morte súbita (MS), freqüência cardíaca é um problema grave de saúde pública. A incidência anual estimada de MS na população geral é de um por mil habitantes, mas que ocorre mais freqüentemente na segunda metade da vida, quando o indivíduo em questão é um jovem e ainda mais se o atleta se torna um fato chocante. É essencial reconhecer que as causas de MS em atletas jovens são diferentes dos identificados para a população em geral. Neste artigo, os autores realizaram uma atualização sobre o tema.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca - Cardiomiopatia - Morte Súbita
Insuf Card 2009;4(3):130-135.
Texto completo - PDF

ARTIGO DE OPINION
Novos paradigmas sobre “temas congestivos” em insuficiência cardíaca aguda
Lilia Luz Lobo Márquez
A dificuldade para diagnosticar e tratar adequadamente os pacientes com insuficiência cardíaca se vê refletida na freqüente dissociação do sintoma-clínica-hemodinâmica. As resistências vasculares sistêmicas começam a jogar um rol fundamental na iniciação de quadros vasculares e congestivos. O autor enfatiza que há necessidade de modificar nosso pensamento sobre “velhos paradigmas de temas congestivos” baseados nos tradicionais conceitos fisiopatológicos, já que isto nos permitirá ampliar novos horizontes sobre o campo diagnóstico e terapêutico da insuficiência cardíaca aguda.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca aguda - Congestão - Hemodinâmica - Inflamação
Insuf Card 2009;4(3):136-141.
Texto completo - PDF

ATUALIZAÇÃO FARMACOLOGICA
Beta-bloqueadores em pacientes idosos com insuficiência cardíaca
Carlos Daniel, Raúl J. Bevacqua
Embora muita informação existe sobre a eficácia dos beta-bloqueadores (BB) em pacientes com insuficiência cardíaca (IC), esses medicamentos são muitas vezes mal utilizada em pacientes idosos, principalmente por medo de possíveis efeitos adversos.No entanto, os dados indicam que essas drogas são bem toleradas na maioria dos casos. Os resultados do StudyoftheEffectsofNebivololIntervention onOutcomesandRehospitalizationinSeniorswithHeartFailure(SENIORS), bem como outros estudos retrospectivos apoiar o uso desses medicamentos em pacientes idosos com insuficiência cardíaca, apesar de a comunidade profissional, esta opção tratamento geralmente não é visto. Os autores fazem uma breve introdução da função endotelial e óxido nítrico e, em seguida, analisar os aspectos importantes que devem ser tomados em consideração quando da indicação de um BB, e ainda mais em pacientes idosos.
Palavras-chave: Insuficiência cardíaca - Bloqueadores beta cardio - Nebivolol - Paciente idoso
Insuf Card 2009;4(3):142-148.
Texto completo - PDF

IMAGENS NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Angiossarcoma de átrio direito irressecável
Claudio Burgos, Daniel Peroni, Martín Burgos
Relatório do caso de um paciente masculino de 41 anos de idade com derrame pericárdico e uma massa intracardíaca (mixoma like) que produz um efeito de valvular sobre o plano tricuspídeo. Devido às impossibilidades para realizar uma cirurgia radical, e o diagnóstico anatomopatológico foi decidido realizar um explante total e um transplante cardíaco ortotópico num segundo tempo, concretado aos 23 dias após a cirurgia diagnóstica.
Palavras-chave: Angiossarcoma - Atrio direito - Transplante cardíaco
Insuf Card 2009;4(3):149-150.
Texto completo - PDF